No segundo episódio de Ana Beatriz de Oliveira por Bia, série de vídeos com a atual Reitora da UFSCar e candidata à recondução na Chapa 1 – Ser UFSCar. Ana Beatriz de Oliveira relembra como, muito antes de políticas públicas de ingresso no ensino superior público, como a Lei de Cotas e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), o compromisso da UFSCar com a permanência estudantil permitiu que ela cursasse sua graduação na Fisioterapia.

Muito especialmente, a atual Reitora menciona sua aprovação como bolsista integral no Restaurante Universitário (RU), onde fazia todas as refeições disponíveis, de segunda a sábado, que eram os dias de funcionamento à época. Ana Beatriz afirma que, hoje, quando fala no RU como principal política de permanência estudantil, lembra que somente conseguiu permanecer na graduação pelo pioneirismo da Universidade nas políticas de assistência.
A atual Reitora também foi contemplada com outras bolsas. A primeira que Bia recebeu foi do FAF, fundo composto por doações de servidores da UFSCar. Ela também recebeu Bolsa Treinamento, ambos auxílios hoje substituídos por programas mais institucionalizados e robustos de assistência e apoio à permanência. Dentre as bolsas, que a apoiaram em sua permanência, ela relata bolsas de monitoria, no colégio de Ensino Médio vinculado ao CAASO (Centro Acadêmico da USP de São Carlos), em disciplina de monitoria em Anatomia e, depois, em projeto de apresentação do Laboratório de Anatomia a estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Essa trajetória está associada a seu ingresso na pesquisa pela Iniciação Científica.

Ainda na graduação, Bia se apaixona pela área de Saúde do Trabalhador, na qual permanece até hoje, e inicia também a relação com Helenice Coury, sua orientadora até o doutorado. Helenice foi Professora titular do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo se aposentado oficialmente em setembro de 2012. Mas Helenice atuou como professora voluntária até 2014.
Confira os detalhes no vídeo e, no próximo episódio, saiba o que foi relevante para a jovem estudante superar os desafios da permanência estudantil em seus primeiros anos na UFSCar.
Episódio 2 – Bia inicia a sua trajetória e passa a Ser UFSCar.
E se você ainda não assistiu o primeiro episódio dessa série de vídeos, denominada Ana Beatriz de Oliveira por Bia, confira. Acesse aqui mesmo neste site ou diretamente no canal do YouTube da Chapa 1 – Ser UFSCar.