
Neste quinto e último episódio da série Ana Beatriz de Oliveira por Bia, ela conta, em detalhes pela primeira vez, como ela recebe a notícia de ter sido nomeada Reitora sem ter concorrido ao cargo, e como se dão as decisões que a levam a aceitar o desafio de tomar posse.
Bia conta como, em 2019, decide se colocar à disposição do grupo que concorre à direção do sindicato docente (ADUFSCar). A vitória não vem, por poucos votos, e ela relata como, naquele momento, decide participar da construção de uma candidatura de união do campo progressista à Reitoria para a Gestão 2020-2024.

Tendo trabalhado pelo movimento que se organiza em torno das candidaturas de Adilson de Oliveira (Reitor) e Jesus (Vice-Reitora), Bia conta que se recolhe, por questões pessoais, e não aceita inicialmente o convite a integrar a chapa. Mas Adilson e Jesus insistem, apontando a ela a relevância de sua trajetória.
“Decidimos [Bia e o esposo] que aquele momento excepcional […] pedia uma decisão excepcional, e entendi a responsabilidade que tinha em continuar à disposição.” É assim que Bia compartilha a decisão de concorrer à Pró-Reitoria de Extensão.
E é o mesmo senso de responsabilidade, junto ao seu compromisso incondicional com os processos coletivos, que a guiam no momento de aceitar o desafio de tomar posse como Reitora da Gestão 2021-2025 e, agora, na candidatura à Gestão 2025-2029. “Eu entendo que o processo coletivo venceu, e é nesse espírito coletivo que eu entendi de novo a responsabilidade que eu tinha em não perder essa experiência que eu tive”, conclui, ao comentar como se capacitou Reitora sendo Reitora, ou seja, em serviço, como se diz na sua área, a Saúde!
Episódio 5 – Bia Reitora e Bia candidata à Reitoria.
E se você ainda não assistiu os três primeiros episódios dessa série, confira. Acesse aqui mesmo neste site ou diretamente no canal do YouTube da Chapa 1 – Ser UFSCar.
