A UFSCar é uma universidade plena em realizações ao longo de seus quase 55 anos. Nossas propostas para os próximos quatro anos objetivam alcançar as melhores práticas de gestão, a partir da dimensão do pertencimento da comunidade universitária, que levem à maior transparência e eficiência do fazer universitário.
Várias rotinas e estratégias que envolvem gestão administrativa, infraestrutura, processos acadêmicos e tecnológicos podem ser vistos a partir dessa dimensão. Entendemos a importância de criar mecanismos que aproximem as pessoas em todos os campi da instituição e as pessoas da administração superior, com o objetivo de construir uma unidade e identidade institucionais fortes.
A UFSCar tem uma carência crônica de pessoas no seu quadro técnico-administrativo. É preciso seguir batalhando pela ampliação desse quadro, com atuação política junto ao Ministério da Educação, como tem sido feito, mas é também necessário seguir aprimorando processos de trabalho para modernizar o dia-a-dia da instituição, garantindo transparência e gerando menor sobrecarga em todas as pessoas.
Temos agora uma estrutura de administração verdadeiramente baseada em uma cultura organizacional multicampi, equacionando as dificuldades administrativas operacionais e fortalecendo a integração entre os campi, de modo a garantir a equidade de condições de trabalho e de oferta de serviços para todas e todos. No início da gestão foi criado o “Grupo de Trabalho Governança Multicampi”, que identifica processos a serem trabalhados em rede, a partir da participação de unidades multisetoriais e transversais. Mais recentemente esse grupo deu origem à CATEMulti – Câmara Técnica Multicampi do Conselho de Administração, responsável, entre outros, pela análise dos contratos multicampi, desde o planejamento da contratação até a redução de custos. Cabe à ela também encaminhar propostas de investimentos, a partir de demandas levantadas nos campi.
É preciso pensar em modernização, eficiência, transparência e sustentabilidade. A revisão do organograma da instituição é fundamental para aprimorar nossas ações e reduzir a burocracia. A eficiência que defendemos é uma de nossas diretrizes e se baseia na reorganização do organograma da instituição para alinhar seu orçamento ao planejamento institucional, com transparência e responsabilidade. Propomos a revisão dos fluxos para otimização dos processos, trabalho que já está em andamento! Esse processo é também a base de um sistema informatizado integrado, tão necessário na UFSCar.
É fundamental estarmos preparados/as para as transformações tecnológicas que têm impactado nosso cotidiano. A sociedade tem passado por profundas mudanças em função das tecnologias de informação e comunicação, mas não preparou adequadamente seus membros para essa transformação. Portanto, é essencial estruturar programas de formação digital dentro da instituição e promover aperfeiçoamentos que permitam o uso eficiente e responsável dessas tecnologias por todos e todas. Ao integrar tecnologia e conexão, buscamos não apenas modernizar nossa infraestrutura, mas também fortalecer as relações humanas e criar um ambiente acadêmico mais coeso e inovador. Essa abordagem dual contribuirá para uma Universidade mais unida, atualizada e preparada para os desafios do futuro.
Para que seja possível avançarmos nessas frentes, propomos:
● replanejar a estrutura organizacional da UFSCar, a partir da reestruturação e criação novas unidades com perfil e equipe multicampi, estimulando a integração e cultura organizacional, garantindo a previsão de estrutura robusta de planejamento e governança, bem como de gestão e manutenção de espaços físicos;
● promover fluxos que garantam transparência nos processos de gestão, enfatizando a necessidade de planejamento em longo prazo;
● promover uma governança favorável, que busque inovação e flexibilidade;
● institucionalizar o processo de gestão orçamentária implementado nos últimos anos, baseado em “Rolling Forecast”, ou orçamento ajustado, ferramenta de gestão dinâmica que envolve planejamento contínuo, permitindo ajustar as previsões financeiras para diferentes cenários, conforme as mudanças no contexto orçamentário da União;
● avançar no desenvolvimento de sistema para integração das diversas bases de dados da UFSCar, permitindo análises, projeções, transparência e divulgação de dados;
● atualizar os sistemas de gestão acadêmica, permitindo maior responsividade;
● aprimorar os processos à luz da Lei Geral de Proteção de Dados;
● criar condições para o desenvolvimento de aplicativos;
● desenvolver paineis de dados (dashboards) com indicadores estratégicos em ensino-pesquisa-extensão e gestão.
Para que a UFSCar possa oferecer um ambiente acadêmico propício ao ensino-pesquisa-extensão, é essencial melhorar as condições de infraestrutura, de gestão e dos espaços físicos dos seus campi, avançando de fato na questão do pertencimento. A modernização, manutenção e expansão das instalações são fundamentais para garantir a segurança, funcionalidade e bem-estar de toda a comunidade universitária. Esta meta envolve a criação de políticas e programas que atendam às necessidades atuais e futuras, promovendo um desenvolvimento sustentável e integrado dos campi. Propomos:
● criar unidade de apoio multicampi, à coordenadoras e coordenadores de projetos de ensino-pesquisa-extensão (“DESCOMPLICA”), para que os caminhos institucionais sejam facilitados e haja prospecção de editais de interesse da comunidade;
● criar condições para melhoria na infraestrutura dos prédios de aulas teóricas, promovendo ambientes mais saudáveis (temperatura e ventilação) a partir de estratégias sustentáveis, considerando também a necessidade de transformação do processo ensino-aprendizagem;
● criar condições para a criação de unidade multicampi responsável pela realização e apoio a grandes eventos e cerimoniais institucionais;
● criar condições para a garantia de manutenção e modernização das instalações e dos equipamentos nos espaços de produção e fruição artística, assegurando equipamentos de projeção, sonorização, iluminação, tratamento acústico, refrigeração, adequando-as para as necessidades de acessibilidade;
● buscar possibilidades de investimento na infraestrutura físicas da Bibliotecas, proporcionando ambientes mais adequados para o estudo, a convivência, o trabalho e a preservação dos acervos;
● fortalecer a interlocução do SIBi com as Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa para o estabelecimento de ações relacionadas ao desenvolvimento e disseminação do acervo das Bibliotecas e recursos informacionais digitais;
● buscar condições para a expansão do acervo físico e digital das Bibliotecas e desenvolver um plano de atualização do acervo das Bibliotecas, preferencialmente em rede – via MEC, a partir de articulação na ANDIFES;
● buscar condições para ampliar a visibilidade das Coleções Especiais das Bibliotecas, promovendo qualidade a partir da formação de competências para o tratamento técnico desses acervos e da adequação da infraestrutura dos espaços, como forma de potencializar o uso e desenvolvimento de pesquisa nesses acervos;
● apoiar e fortalecer o Repositório Institucional como fonte de acesso de excelência à produção científica da UFSCar;
● apoiar e buscar as condições para atender as demandas de gestão e sustentabilidade dos Periódicos Científicos da UFSCar, visando a qualidade, segurança e visibilidade dos periódicos;
● buscar as condições para viabilizar, fortalecer e ampliar os investimentos dos recursos digitais, ferramentas e procedimentos que possibilitem maior visibilidade da produção científica dos pesquisadores da UFSCar;
● apoiar iniciativas e estimular boas práticas para uma gestão eficiente de dados científicos na UFSCar garantindo a integridade dos dados de pesquisas realizadas pela comunidade da UFSCar.







